Este é um espaço voltado para reflexões , mensagens de otimismo e reportagens valorativas.

terça-feira, 28 de abril de 2015


Especialistas dão dicas para usar maquiagem com protetor solar

Cecília Leite
Do UOL, em São Paulo

  • Stock Image
    Protetor solar é item fundamental nos cuidados com a pele
    Protetor solar é item fundamental nos cuidados com a pele

O rosto é a parte do corpo que fica mais exposta aos raios solares, e deixar de usar um bom protetor danifica e envelhece a pele. Com a intenção de oferecer produtos práticos, algumas marcas de cosméticos apostam em maquiagem que contém fator de proteção, estilo 2 em 1, o que parece bem prático.

No entanto, em alguns casos, esse tipo de produto não substitui o protetor clássico de rosto, principalmente no verão e durante as férias na praia ou piscina. Para não restar dúvidas na hora de se proteger, o UOL Beleza consultou dermatologistas e maquiadoras para explicar, em poucos passos, como agir corretamente.

Limpeza
Para aproveitar ao máximo o efeito das bases, pós, blushes e batons com proteção, capriche na preparação e na limpeza da pele. "Antes de tudo, limpe o rosto com algodão embebido em adstringente ou por tônico líquido. Isso manterá os poros fechados, para segurar o filtro e a maquiagem por mais tempo", diz a dermatologista Ligia Kogos.

Aplicação do protetor
Depois de fazer a limpeza, comece a aplicar o filtro para rosto cinco minutos antes de usar a maquiagem. Ele deve oferecer fator de proteção acima de 30, e é esperto escolher um com tipo de textura que auxilie também na hora de aplicar a maquiagem. Sempre use cosméticos indicados para o seu tipo de pele. Para não arriscar, consulte um dermatologista.

"Nas peles mistas a oleosas, a textura indicada para auxiliar na maquiagem é a do protetor em gel. Escolha um que seja de rápida absorção, e que não deixe um aspecto iluminado na pele. Para peles normais a secas, a textura pode ser mais cremosa ou leitosa, pois além de proteger, deixa uma sensação confortável na pele", indica Cinthia Cesário, maquiadora e treinadora oficial da Sephora no Brasil.

Maquiagem e manutenção
Sempre use protetor solar facial antes da maquiagem, mesmo se optar por maquiagem que já possui fator de proteção. "Se preferir fazer a manutenção apenas com maquiagem, para não ter que lavar tudo e aplicar filtro facial do zero, veja na indicação se o produto oferece FPS 30 e proteção UVA e UVB", alerta a dermatologista Dra. Valéria Marcondes. Caso contrário, somente essa maquiagem 2 em 1 não será suficiente e você precisará tirar tudo, limpar e repetir o processo novamente.

Para fazer a manutenção, indicada a cada duas horas ou toda vez que suar muito ou molhar o rosto, a melhor opção de maquiagem é a em pó. "O produto retoca a proteção e não estraga a maquiagem", indica Mariana Ishizaka, maquiadora da Benefit Cosmetics Brasil.

Lábios
Os filtros de rosto podem ser aplicados também sobre os lábios, pois cumprem a função de proteger. Mas se tiver lábios muito sensíveis ou não puder aliar proteção mecânica, como chapéu ou boné, é melhor lembrar de levar um protetor labial na bolsa.

"Os melhores protetores labiais não são gordurosos e são à base de silicones voláteis. Por isso, servem para que os fios de cabelo não grudem na boca quando revoltos por ação do vento", explica a dermatologista Ligia Kogos. Aplique antes e reaplique quando sentir que for necessário, depois de comer ou beber, mesmo sobre o batom. 

Nenhum comentário: